sábado, 9 de novembro de 2013

HISTÓRIA E CULTURA: MARUIM, SERGIPE.

Por volta das 8h e 20min da manhã do domingo, 03 de novembro, juntamente com um grupo de estudantes de História da Universidade Federal de Sergipe – UFS (UAB/CESAD) seguimos do pólo de Carira/SE até a cidade de Maruim, município sergipano localizado a 30 km da capital, Aracaju, objetivando participar de uma aula prática da disciplina História de Sergipe II, que teve como objetivo principal proporcionar aos acadêmicos da disciplina uma interação com o município de Maruim, apresentando os principais pontos de grande valor histórico e cultural no desenvolvimento do município e também do Estado de Sergipe.

(Praça Barão de Maruim - Igreja Matriz Senhor dos Passos. Acervo: autora)

(Igreja Matriz Senhor dos Passos. Acervo: autora)



Por volta das 10:00 horas chegamos à Praça da Igreja Matriz Senhor dos Passos, em Maruim, local onde foi dado início a aula prática ministrada pelo coordenador da disciplina História de Sergipe II, o Professor Dr. Antônio Lindvaldo, juntamente com os tutores à distância, os professores Adailton Andrade e Priscilla Guarino, os mesmos se encontravam no interior da Igreja mencionada, juntamente com acadêmicos de outros pólos da UFS. Apesar do atraso, minha turma e eu fomos bem recebidas pelos professores e demais alunos matriculados na disciplina História de Sergipe II.



(Aluna do Pólo de Carira, Larissa Dias e o Coordenador da disciplina Temas de História de Sergipe II Dr. Antônio Lindvaldo. Acervo: Ângela Ribeiro)



(Acadêmicos do curso de História da UFS / UAB - CESAD, juntamente com os tutores à distância Adailton Andrade e Priscilla Guarino da disciplina História de Sergipe II. Acervo: Dr. Antônio Lindvaldo)

Após as devidas apresentações seguimos aos fundos da igreja, local onde é possível encontrar um jazigo com os restos mortais do Sr. João Gomes de Melo, o Barão de Maruim, que faleceu em 1890, no Rio de Janeiro, em comemoração ao centenário da Igreja, a Família Vieira da região mandou confeccionar uma placa com o nome do Barão e acrescentou o sobrenome Vieira, segundo o tutor Adailton Andrade, que acrescenta que o propósito da família Vieira era dizer que tinha um grau de parentesco com o Barão de Maruim.
Em complemento às explicações do tutor, o coordenador, professor Dr. Antônio Lindvaldo enfatizou que o Barão de Maruim é sempre conhecido pelo nome de João Gomes de Melo, nos registros de livros e jornais referentes à época, em nota destacou a importância do Barão e sua ligação na expansão da cidade Maruim. 

(João Gomes de Melo - Barão de Maruim. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Gomes_de_Melo)
           
Seguimos em direção ao centro da praça, localizada em frente a igreja, próximo a um monumento com a Imagem do Barão de Maruim, debatemos à cerca de objetos representantes de uma história, de uma família e/ou de uma população, objetos estes que simbolizam tal história, transmitindo informações às novas gerações.
Tratando de preservação histórica, observamos as modificações feitas no prédio onde atualmente está situada a prefeitura de Maruim, um monumento histórico de cerca de 100 anos e que está sob um processo de descaracterização, a atual prefeitura foi no passado um Centro Administrativo Político e Intendência.
 
(Prefeitura de Maruim. Acervo: autora)

A professora Priscilla Guarino, explicou sobre núcleo de povoamento, sua importância  e construções, destacando sobre a localização estratégica do núcleo de povoamento de Maruim com vista no comércio da cana-de-açúcar, principal atividade econômica da região por volta do século XIX, destacou sobre a importância do Rio Ganhamoroba (Rio brasileiro que banha o estado de Sergipe, é um dos principais afluentes do Rio Sergipe, pela margem esquerda) no transporte da cana. A ponte sobre o Rio Ganhamoroba foi construída com vista a visita do imperador Dom Pedro II à Maruim.

(Ponte sobre o Rio Ganhamoroba. Acervo: autora)
          
Maruim é um município brasileiro do estado de Sergipe, localizado à 30 km da capital, Aracaju, a palavra Maruim é de origem Tupi-Guarani que significa mosca pequena ou mosquito.
           Por volta das 10:40 visitamos o Gabinete de Leitura, que teve como pedra inicial a doação de um acervo particular, todos os livros que lá estão, pertenceu a uma alemã da família Schramm, que faleceu vítima da cólera e que após sua morte a família retornou à Alemanha e doou os livros pertencentes ao acervo particular dos mesmos, destacou o professor Adailton Andrade.

(Gabinete de Leitura em Maruim, criado em 1877. Acervo: autora)

           Dentre os livros doados ao gabinete de leitura encontra-se coleções originais de Shakespeare, dentre outras obras importantes, a exemplo, obras Francesas, obras de Rousseau, destacou o coordenador Dr. Antônio Lindvaldo.

(Interior do Gabinete de Leitura em Maruim. Acervo: autora)

           Maruim no século XIX teve um grande destaque comercial, estrangeiros residiram no município, a exemplo de alemães e holandeses, que introduziram um maquinário moderno nos engenhos dos produtores locais, trazendo filias de empresas de venda de máquinas que auxiliavam na produção açucareira.

(Residência com característica típica alemã, situada em Maruim/SE. Acervo: autora)

           Por volta das 11h e 10min visitamos a tipografia do Sr. ‘Nininho’ onde registramos imagens de máquinas tipográficas do século XIX, em perfeito estado de conservação e ainda em uso para confecção de jornais.

(Sr. “Nininho da Tipografia” ao lado de uma máquinas tipográficas do século XIX. Acervo: autora)

           Às 11hrs e 50 minutos estávamos às margens do Rio Ganhamoroba, rio este que ajudou no desenvolvimento de Maruim e hoje encontra-se tomado pela poluição.

(Rio Ganhamaroba. Acervo: autora)

Seguimos com nossa aula prática, por volta das 12 horas, pelas ruas de Maruim, observando as construções memoráveis embora algumas destas já descaracterizada da obra original, é notório destacar construções datadas do ano de 1902, a exemplo do prédio atual da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Maruim, dentre outras. 
 Era por volta das 12h e 30min quando retornamos à praça Barão de Maruim e finalizamos a aula prática da disciplina História de Sergipe II que nos proporcionou um grande aprendizado sobre o desenvolvimento do Estado de Sergipe e do núcleo de povoamento de Maruim, resgatando o seu valor histórico e cultural.  


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SANTOS, Keise. Maruim: Fonte de Cultura e História. Disponível em: < http://www.maruim.se.gov.br/cidade.html> Acesso em: 05 nov. 2013. 
INFO: Ascom P.M De Maruim  Maruim Celebra 136 Anos Do Gabinete De Leitura
RIO GANHAMOROBA. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Ganhamoroba> Acesso em: 05 nov. 2013.
NASCIMENTO, Eugênio. Centenário do prédio do Poder Executivo é celebrado em Maruim. Disponível em:
SANTOS, Keise. 201 anos de João Gomes de Melo, o Barão de Maruim. Disponível em: <http://www.maruim.net/2010/09/201-anos-de-joao-gomes-de-melo-o-barao.html> Acesso em: 06 nov. 2013.

3 comentários: